A dor crônica e o exercício físico

Dor

A fibromialgia é caracterizada por dor crônica generalizada, fadiga e distúrbio do sono. Estes sintomas podem variar de pessoa para pessoa. Seu diagnóstico é demorado, pois são muitos sintomas associados, caso a pessoa tenha dores no corpo por mais de três meses seguidos, associados com algum outro sintoma, os médicos consideram Fibromialgia. Os principais meios de tratamento hoje são remédios, terapias com calor e exercícios físicos.

 

Atividade física

Já se sabe da importância do exercício físico na vida das pessoas, uma alternativa de baixo custo que leva mais saúde, qualidade de vida, melhora na qualidade do sono, redução de medidas, ganho de massa magra, entre outros possíveis benefícios. No caso da fibromialgia, não é diferente. Além do tratamento com fármacos e outras terapias, a pessoa fibromiálgica deve realizar exercícios físicos moderados, para manter seu corpo saudável. Existem estudos demonstrando que a pessoa com fibromialgia, após começar a rotina de exercícios físicos moderados, tem uma melhora da doença, diminuição das dores, melhora cardiorrespiratória, mais força para lidar com as atividade do dia a dia. Importante escolher aquele exercício que lhe da prazer, que você queira fazer.

 

Qualidade de vida

O portador de fibromialgia tem a vida diretamente afetada pelas dores e fadiga, atingindo sua vida pessoal e profissional. O exercício entra como uma ótima opção de tratamento para a doença. A prescrição do exercício físico quando bem elaborada e supervisionada, ajuda o individuo a alcançar um aumento gradual do condicionamento físico, da flexibilidade e da habilidade funcional de realizar atividade rotineiras.

 

 

REFERÊNCIAS:

Valim, Valéria. Benefícios dos Exercícios Físicos na Fibromialgia. 2006. Rev Bras Reumatol, v. 46, n. 1.

Bueno, Roberta Chiden; Abreu, Merquiene Freitas; Pires, Gabriel Natan; Silva, Diego Roger. Exercício físico e fibromialgia. 2012. Cad. Ter. Ocup. UFSCar, São Carlos, v. 20, n. 2, p. 279-285.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email